![]() |
O hospital contará com inteligência artificial, ambulâncias conectadas em 5G e telessaúde. Foto: Reprodução |
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quinta-feira (4) o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), o primeiro hospital público inteligente do país. Localizado no Hospital das Clínicas da USP, o ITMI-Brasil terá 800 leitos para emergências de adultos e crianças em áreas como neurologia, cardiologia e terapia intensiva. As atividades devem começar no final de 2027.
O hospital contará com inteligência artificial, ambulâncias conectadas em 5G e telessaúde, com objetivo de reduzir o tempo de atendimento em casos graves de até 17 horas para apenas 2 horas. O projeto é fruto de parceria entre Ministério da Saúde, USP e Governo de São Paulo, com investimento de US$ 320 milhões do NDB-Brics.
Além de atendimento, o ITMI será centro de pesquisa e formação de profissionais em saúde digital, telessaúde e inteligência artificial. Também será criada uma rede nacional de UTIs inteligentes em dez capitais, conectadas ao Hospital das Clínicas da USP.
Padilha ainda anunciou a aquisição de um acelerador linear de R$ 10,4 milhões para o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira, ampliando o tratamento oncológico pelo SUS.
Tags
tecnologia