EUA prometem resposta após condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro


Marco Rubio/ Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado nesta quinta-feira (11), provocou reação do governo Trump. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que os Estados Unidos “responderão adequadamente” à condenação do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, acusado de planejar um golpe para se manter no poder após perder a eleição de 2022. Rubio não detalhou quais medidas seriam adotadas.

Em postagem nas redes sociais, ele criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e classificou a decisão como uma “caça às bruxas” conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo criminal de Bolsonaro.

Em contrapartida, o Itamaraty classificou as declarações como uma ameaça que “ataca a autoridade brasileira” e reforçou que a democracia do país não será intimidada.

Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de tentativa de golpe, organização criminosa e atentado à ordem democrática, tornando-se o primeiro ex-presidente brasileiro a receber pena desse tipo.

O ex-presidente mantém laços próximos com Donald Trump, que também criticou o sistema judiciário brasileiro e ameaçou impor tarifas aos produtos brasileiros, citando perseguição política a Bolsonaro. Em julho, Trump aplicou tarifas de 50% sobre a maioria das exportações do país, depois parcialmente suspensas para alguns produtos.


Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال